terça-feira, 21 de setembro de 2010

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

         Dificuldade de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. Essa desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação.

ETIOLOGIA

         Abuso de drogas
         Má nutrição
         Herança genética dos pais
         Falta de envolvimento dos pais durante as fases de desenvolvimento precoce do bebê
         Fatores orgânicos: relacionados com aspectos do funcionamento anatômico, como o funcionamento dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso central - alterações no processamento e habilidades auditivas;
         Variáveis ambientais, como ambientes familiares e educacionais inadequados.

Equipe Multidisciplinar

         Neurologista
         Otorrinolaringologista
         Oftalmologista
         Psicólogo
         Psicopedagogo
         Fonoaudiologo

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

DISLEXIA
         Caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração.
         Sinais indicadores de dislexia:
-         Pré-Escola, pré-alfabetização
         Aquisição tardia da fala
         Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas
          Crescimento lento do vocabulário
         Problemas em seguir rotinas
         Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome
         Falta de habilidade para tarefas motoras finas (abotoar, amarrar sapato, ...)
         Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta
         Não memorizar nomes ou símbolos
         Dificuldade em pegar uma bola
Início do ensino fundamental - Alfabetização
         Dificuldades mais identificadas :
         fala.
         aprender o alfabeto planejamento e execução motora de letras e números preensão do lápis motricidade fina e do esquema corporal.
         separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o ) habilidades auditivas - rimas
         discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b.,
          diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v
          orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
         orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo, em cima) execução da letra cursiva

DISGRAFIA

         Também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia
A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Características:
         Lentidão na escrita, Letra ilegível, Escrita desorganizada.
- - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
- - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
- - Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
- - Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- - Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
- - O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- - Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular

DISCALCULIA

         É definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números.
         Sintomas potenciais
         Dificuldades freqüentes com os números, confundindo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
         Problemas de diferenciar entre esquerdo e direito.
         A inabilidade de dizer qual de dois números é o maior.

DISLALIA

         Consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas. Quando a criança não consegue desenvolver um bom padrão de fala, com distinções claras dos fonemas acabará passando estas trocas para a escrita.

         Etiologia:
         A dislalia funcional é a mais frequente e se caracteriza incorretamente o ponto e modo de articulação do fonema.
         A dislalia orgânica faz com que a criança tenha dificuldades para articular determinados fonemas por problemas orgânicos. Quando apresentam alterações nos neurônios cerebrais, ou alguma má formação ou anomalias nos órgãos da fala.
         A dislalia audiógena se caracteriza por dificuldades por problemas auditivos. A criança se sente incapaz de pronunciar corretamente os fonemas porque não ouvem bem. Em alguns casos, é necessário que as crianças utilizem próteses.

DISORTOGRAFIA

         Disortografia é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva.Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia.
Características:
- Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta.
- - Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
- - Adições: ventitilador.
- - Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
- - Inversões: pipoca/picoca.
- - Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.

TDHA -Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

         O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico.Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
         Apresentam esse transtorno pessoas cuja bioquímica cerebral está comprometida e, portanto, absorve menos glicose em seu Lobo Frontal, o que compromete, inclusive, a liberação de dopamina (substância do prazer) e da endorfina. A pessoa passa a filtrar menos ou inadequadamente a quantidade e a velocidade de seus pensamentos e/ou ações.

Como se percebe a Hiperatividade na escola?

         A criança não fica parada na sala de aula;
         - Fala muito com os colegas;
         - Interrompe de maneira imprópria à professora;
         - Iniciativas descontroladas;
         - Tumultua a classe com brincadeiras fora de hora;
         - Apresenta desempenho abaixo do esperado, apesar de possuir inteligência normal ou acima do normal.



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