DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
• Dificuldade de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. Essa desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação.
ETIOLOGIA
• Abuso de drogas
• Má nutrição
• Herança genética dos pais
• Falta de envolvimento dos pais durante as fases de desenvolvimento precoce do bebê
• Fatores orgânicos: relacionados com aspectos do funcionamento anatômico, como o funcionamento dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso central - alterações no processamento e habilidades auditivas;
• Variáveis ambientais, como ambientes familiares e educacionais inadequados.
Equipe Multidisciplinar
• Neurologista
• Otorrinolaringologista
• Oftalmologista
• Psicólogo
• Psicopedagogo
• Fonoaudiologo
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
DISLEXIA
• Caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração.
• Sinais indicadores de dislexia:
- Pré-Escola, pré-alfabetização
• Aquisição tardia da fala
• Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas
• Crescimento lento do vocabulário
• Problemas em seguir rotinas
• Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome
• Falta de habilidade para tarefas motoras finas (abotoar, amarrar sapato, ...)
• Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta
• Não memorizar nomes ou símbolos
• Dificuldade em pegar uma bola
Início do ensino fundamental - Alfabetização
• Dificuldades mais identificadas :
• fala.
• aprender o alfabeto planejamento e execução motora de letras e números preensão do lápis motricidade fina e do esquema corporal.
• separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o ) habilidades auditivas - rimas
• discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b.,
• diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v
• orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
• orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo, em cima) execução da letra cursiva
DISGRAFIA
• Também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia
A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia
A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Características:
• Lentidão na escrita, Letra ilegível, Escrita desorganizada.
- - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
- - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
- - Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
- - Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- - Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
- - O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- - Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular
- - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
- - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
- - Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
- - Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- - Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
- - O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- - Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular
DISCALCULIA
• É definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números.
• Sintomas potenciais
• Dificuldades freqüentes com os números, confundindo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
• Problemas de diferenciar entre esquerdo e direito.
• A inabilidade de dizer qual de dois números é o maior.
DISLALIA
• Consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas. Quando a criança não consegue desenvolver um bom padrão de fala, com distinções claras dos fonemas acabará passando estas trocas para a escrita.
• Etiologia:
• A dislalia funcional é a mais frequente e se caracteriza incorretamente o ponto e modo de articulação do fonema.
• A dislalia orgânica faz com que a criança tenha dificuldades para articular determinados fonemas por problemas orgânicos. Quando apresentam alterações nos neurônios cerebrais, ou alguma má formação ou anomalias nos órgãos da fala.
• A dislalia audiógena se caracteriza por dificuldades por problemas auditivos. A criança se sente incapaz de pronunciar corretamente os fonemas porque não ouvem bem. Em alguns casos, é necessário que as crianças utilizem próteses.
DISORTOGRAFIA
• Disortografia é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva.Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia.
Características:
- Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta.
- - Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
- - Adições: ventitilador.
- - Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
- - Inversões: pipoca/picoca.
- - Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
- - Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
- - Adições: ventitilador.
- - Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
- - Inversões: pipoca/picoca.
- - Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
TDHA -Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
• O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico.Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
• Apresentam esse transtorno pessoas cuja bioquímica cerebral está comprometida e, portanto, absorve menos glicose em seu Lobo Frontal , o que compromete, inclusive, a liberação de dopamina (substância do prazer) e da endorfina. A pessoa passa a filtrar menos ou inadequadamente a quantidade e a velocidade de seus pensamentos e/ou ações.
Como se percebe a Hiperatividade na escola?
• A criança não fica parada na sala de aula;
• - Fala muito com os colegas;
• - Interrompe de maneira imprópria à professora;
• - Iniciativas descontroladas;
• - Tumultua a classe com brincadeiras fora de hora;
• - Apresenta desempenho abaixo do esperado, apesar de possuir inteligência normal ou acima do normal.
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