domingo, 19 de setembro de 2010

As desordens temporomandibular (DTM) pode ocasionar perda auditiva?

As desordens temporomandibular (DTM) não constituem uma única doença, mais sim um conjunto de sinais e sintomas tais como dor, sons nas articulações temporomandibulares (ATM) e movimentos mandibulares restritos.
Nos últimos anos, manifestações otológicas de pacientes que apresentam DTM tem sido alvo de inúmeras pesquisas. Sintomas como zumbido (tinnitus), vertigens, tonturas, otalgias, cefaléias, sensação de plenitude auricular e de perdas auditivas foram descritas como possíveis manifestações destas desordens.
O músculo tensor do tímpano, o tensor do véu palatino e os músculos da mastigação possuem inervação vinda do trigêmeo. Espamasmos ou hiperatividade dos músculos da mastigação poderiam afetar o músculo tensor do tímpano, gerando um aumento na pressão intralabirintica, isso seria transmitido através da cadeia ossicular.
Como o músculo tensor do tímpano compartilha mudanças similares de tônus com os músculos da mastigação, vibração e clono do mesmo poderiam levar à ocorrência de sintomas como zumbidos, vertigens e alterações auditivas.
Apesar de ainda não existir um consenso sobre origem dos sintomas otológicos em pacientes com DTM, a literatura apresenta uma série de trabalhos que comprovam essa associação e a maioria dos pesquisadores acreditam na possibilidade da DTM causar perda auditiva, uma vez que a desarmonia do sistema estomatognático interfere nas atividades funcionais causando sintomas otológicos.

Maiores informações:
Fonte: http://www.saudeauditiva.org.br/perda_auditiva/perda_detalhe.asp?id=2

AUTORES:
Paulo I. Seraidarian – Mestre e Doutor em Odontologia Restauradora – área de concentração Prótese Buco-Maxilo-Facial, coordenador do curso de Mestrado em Prótese Dentária da PUC-MG, professor responsável pela Disciplina de Oclusão e ATM da Universidade Ibirapuera-Unib, professor assistente do Departamento de Prótese Dental da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos-UNESP.

Camilo A. Melgaço - Cirurgião-Dentista graduado pela Faculdade de Odontologia da UFMG, aluno da graduação do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina e Fonoaudiologia da UFMG, aluno do curso de Mestrado em Odontologia-Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da UFRJ, professor do curso de Formação de Auxiliares de Consultório Dentário (ACD) da Faculdade de Odontologia da UFMG.

Sônia R. Dutra – Cirurgiã-Dentista graduada pela Faculdade de Odontologia da UFMG, aluna do curso de Residência em Oclusão da PUC-MG, professora do curso de Formação de Auxiliares de Consultório Dentário (ACD) da Faculdade de Odontologia da UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário