quarta-feira, 6 de abril de 2011

ATUAÇÃO FONOAUDIOLOGICA NO ÂMBITO ESCOLAR

ATUAÇÃO FONOAUDIOLOGICA NO ÂMBITO ESCOLAR
Fonoaudióloga Ana Tereza de Almeida Costa

Resumo:
A fonoaudiologia é o estudo integrado da linguagem humana e audição que leva a transmissão de conhecimentos através da expressão oral e escrita; sendo o fonoaudiólogo um profissional da comunicação humana, pois trabalha com crianças que apresentam distúrbios articulatórios, desvios fonológicos, dificuldade de aprendizagem, deficiência auditiva, disfonias, problemas que afetam a linguagem, alteração da musculatura oral. Verifica-se desta forma a necessidade de atuação fonoaudiológica quando a comunicação não se realiza de maneira eficaz.

Introdução:
A fonoaudiologia é uma ciência que estuda a comunicação humana, sendo os distúrbios de comunicação uma das causas das dificuldades escolares; o fonoaudiólogo se insere no contexto escolar fornecendo aos professores conhecimentos necessários para o melhor desempenho comunicativo das crianças.
A fonoaudiologia escolar atua tanto nas escolas comuns, quanto nas escolas inclusivas e escolas especiais.
A escola e o fonoaudiólogo compartilham juntamente com a família a responsabilidade de assentar as bases para que as alterações da comunicação e da linguagem que estão se desenvolvendo e evidenciando na instituição escolar, sejam detectadas a tempo e sejam dados os primeiros passos para sua possível solução, sendo, pois este, outro campo em que se ressalta a importância da relação fonoaudiólogo e escola.
Vários são os distúrbios encontrados nas escolas, entre os mais freqüentes estão: Atrasos globais de linguagem, distúrbios articulatórios de aprendizagem, gagueira, perdas auditivas, distúrbios de leitura e escrita entre muitos outros.
A conscientização da grande importância  do profissional da fonoaudiologia no âmbito escolar está hoje sendo requisitada em várias escolas que reconhecem a importância e necessidade da atuação deste profissional, objetivando propiciar aos seus alunos uma melhor qualidade educacional.
Contudo, o papel do fonoaudiólogo nas escolas consiste em: tarefas de prevenção (detecção precoce dos distúrbios), informativo a pais e educadores, estimulação da linguagem, colaboração no planejamento dos programas psicopedagogicos e das atividades em sala de aula, encaminhamentos e assessoramento de pais e professores, acompanhamento de casos. O fonoaudiólogo realiza também triagens, estas se constituem por uma bateria de testes rápidos, elaborados pelo fonoaudiólogo, através dos quais observa-se a linguagem oral e/ou escrita da criança. Promover discussão sobre o desenvolvimento da fala, linguagem e audição, estabelecer as relações entre fala, alimentação e respiração e orientar atitudes e procedimentos que possam favorecer o equilíbrio entre essas funções; orientar e assessorar a realização de trabalhos lúdicos para o desenvolvimento adequado da motricidade oral; incentivar a prática e atividades, em sala de aula, que favoreçam a comunicação; alertar para as conseqüências dos hábitos bucais inadequados, sugerindo soluções para prevenir e minimizar o problema; enfatizar a importância da pré escolar no processo de alfabetização indicando alternativas.
O trabalho com educadores se faz através de pequenos grupos em reuniões periódicas onde são esclarecidos as dificuldades e oferecidos novos conhecimentos aos educadores.
O trabalho em pequenos grupos deve ser formado a partir de interesses comuns dos professores, assim permitindo melhor aproveitamento aos conteúdos abordados. As reuniões devem ocorrer periódica e sistematicamente e, nestas condições, o profissional da escola sente-se à-vontade para apresentar as suas duvidas e expor os problemas mais comuns que afetam o grupo de crianças com que lida.
O trabalho com os pais deve contemplar o atendimento individual, nas situações em que houver necessidades de orientações e encaminhamentos específicos, através de palestras ou reuniões onde se abordem temas relacionados à aquisição da linguagem e sua evolução e aspectos que possam interferir no processo de comunicação. A orientação é feita em pequenos grupos ou individualmente.
Outro fator importante a ser citado aqui é sobre o uso profissional da voz do professor que está sujeito a alterações vocais, onde o papel do fonoaudiólogo é essencial para tal profissional.
Sendo que a atuação do fonoaudiólogo nas escolas vai variar de acordo com o tipo de escola. O fonoaudiólogo vai atuar na equipe escolar como assessor e consultor, além do acompanhamento com os alunos é realizado um trabalho com os educadores, no sentido de utilizar técnicas que os auxiliem de uma maneira diferenciada na prática, assim são capazes de detectar possíveis distúrbios e fazer o devido encaminhamento.

Justificativa:

            A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, convivência e desenvolvimento; um espaço de vida diária privilegiado para promoção a saúde, pois representa um ambiente no quais as pessoas passam parte do tempo de sua vida e onde são formados valores fundamentais.
            Considerando a escola como espaço de relações interpessoais mediadas pela linguagem, e sendo esta uma das especialidades da fonoaudiologia, o fonoaudiólogo escolar passa a ter um papel de extrema relevância nas instituições educacionais, uma vez que tem como propostas favorecer as condições de interlocução comunicativa. Na educação infantil, no que diz respeito à linguagem, e mais especificamente, nas séries iniciais, observando a forma como as crianças utilizam da linguagem para se comunicar com os outros, seja através de gestos, poucas palavras ou troca na fala, que podem dificultar a inteligibilidade do conteúdo. Conhecedor do desenvolvimento da linguagem da criança, tanto no âmbito da normalidade quanto no da patologia, o fonoaudiólogo é capaz de favorecer ao professorado, com maior segurança, o que é natural ou não para cada faixa etária.

Referência:


Nenhum comentário:

Postar um comentário